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A importância da comunicação interna e externa nos últimos anos ficou bastante evidente. Além de valorizar a empresa no mercado, a comunicação também demonstra de modo transparente os valores reais de uma marca, que deve sempre atualizar suas formas de agir para atender as demandas contemporâneas, com a revisão de conceitos que se adéquem aos consumidores.

Uma das tendências que ganharam notoriedade nos últimos anos foi o ESG (Environment, Social and Governance). Na tradução livre, Ambiental, Social e Governança são três pilares nos quais as organizações devem se pautar para ter uma operação responsável. Próximo da sua segunda década de existência, o ESG estreita a relação com o consumidor a partir do momento em que a marca modifica aspectos de seu desempenho ou realiza ações benéficas para a sociedade, contribuindo positivamente com sua imagem no médio-longo prazo.

As empresas que se empenham na transparência através de seus canais de comunicação atendem ao princípio de governança e contribuem com uma percepção positiva da sociedade. Mostrar como é feito e desenvolvido o planejamento ESG dentro do ambiente de trabalho, demonstra interesses reais com as causas relacionadas.

O conceito da sigla

Ambiental

Pilar conectado a questões ambientais e práticas de sustentabilidade. Está diretamente relacionado com a prática da empresa diante dos recursos naturais.

Social

Pilar sobre responsabilidade social, que abarca temas como inclusão, diversidade, direitos humanos, integração com a comunidade, entre outros assuntos relacionados.

Governança

Pilar que diz respeito às diretrizes administrativas, em que a companhia é avaliada pelas suas políticas, estratégias e orientações. Neste caso, a transparência e a conduta ética são fatores que a instituição deve levar em conta.

O que esperar do ESG nos próximos anos?

A procura sobre o conceito cresceu, principalmente após a pandemia. Na busca de ter formas rentáveis e atuar de modo sustentável, as companhias e os consumidores foram em busca de mais informações sobre o ESG, sobretudo através das redes sociais. Segundo o estudo da Organização das Nações Unidas em parceria com a plataforma Stilingue, havia 4 mil menções da sigla nas redes em 2019. Hoje, o número avançou para mais de 109 mil menções, apenas no início de 2023.

De acordo com outra pesquisa, realizada com cerca de mil empresários pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 85% das companhias brasileiras já adotam ou pretendem incluir a estratégia do ESG. Somente 13% afirmaram que a prática não está nos planos.

Esses dados apenas comprovam que o ESG tem tido grande repercussão entre companhias e consumidores. Sua adoção não é unanimidade, mas o conceito está em franca aplicação pelo mercado e deve expandir ainda mais. Com o auxílio da comunicação, a empresa pode demonstrar para seu público como realmente está alinhada com os valores da sigla.

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